Uma opção rentável ao agricultor

Em virtude do aumento do consumo da produção mundial, da área cultivada e dos altos investimentos que envolvem todos os processos da lavoura, desde o planejamento, até a colheita, fizeram com que o produtor tivesse que maximizar seus ganhos com implementos agrícolas, fazendo com que resultasse em maior produtividade, lucratividade e redução de custos. Com isso, tornou-se fundamental realizar o gerenciamento adequado da atividade agrícola, visando até mesmo minimizar os possíveis prejuízos.

Na busca pela qualidade, produtividade e tecnologia no campo, os rodados duplos tornam-se essenciais para o pequeno, médio e grande produtor. Afinal, existem processos que estão diretamente relacionados com a necessidade de realizar o preparo do solo, a semeadura, os tratamentos de cada cultura, etc., e, na maioria das vezes os maquinários agrícolas são utilizados para que sejam executadas tais tarefas, o que demostra a relevância deste tipo de equipamento na condução do sistema produtivo.

Para isso, uma alternativa rentável é o uso de rodados duplos nas colheitadeiras, que proporcionam uma maior distribuição do solo. São inúmeros os benefícios que os rodados duplos de colheitadeira podem proporcionar, entre eles estão a diminuição da compactação do solo, o aumento da produtividade, a economia de combustível, a diminuição do desgaste dos pneus e a redução de patinagem.

Um dos principais benefícios dos rodados duplos de colheitadeira é a não compactação do solo, que justamente é um dos fatores que podem causar queda na produtividade da lavoura. Este tipo de problema afeta a infiltração de água e troca gasosa entre o solo e a atmosfera. Segundo pesquisas científicas o solo compactado representa um grande problema para a produção agrícola, prejudicando-a, pois influencia negativamente no crescimento de raízes e faz com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento.

Em termos técnicos a compactação é o aumento da densidade do solo e a redução de sua porosidade que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. Geralmente, ocorre em virtude do tráfego de colheitadeiras e demais maquinários agrícolas, além da passagem do gado ou do manejo do solo em condições inadequadas de umidade.

Dessa forma a duplagem das colheitadeiras é uma excelente alternativa para que se tenham mais ganhos em produtividade e lucratividade, pois um solo menos compactado é um solo rico em nutrientes. No entanto, para que a duplagem da colheitadeira seja realizada de forma eficaz, garantindo a produtividade é preciso de uma orientação técnica, com profissionais qualificados que possam orientar sobre as opções de rodados duplos mais indicados para cada tipo de processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *